segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA




No dia 1 de Dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA.  A SIDA é um tema que está permanentemente a sofrer mudanças devido ao aparecimento de novos dados. Deixo-vos aqui alguns desses dados registados no Plano Nacional de Saúde.

SIDA
Situação actual em Portugal

Principais mudanças na caracterização da situação epidemiológica

• Em Portugal, ¾ da mortalidade associada à SIDA verificam-se entre os 25 e os 44 anos.

• Embora haja muitos mais homens falecidos por esta infecção do que mulheres, a diferença entre os dois tem vindo a diminuir.

• A importância da partilha de material de injecção para consumo de drogas, como via de transmissão do VIH, está a diminuir. No entanto, estão a aumentar as relações heterossexuais na transmissão do vírus.


Necessidade de um modelo mais integrado de intervenção

• A problemática da SIDA tem seguido até ao momento uma abordagem de programa vertical sob a égide da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida, com pouca integração com outros programas e actividades do Ministério da Saúde, e também com outros ministérios, sector privado, ONG e pessoas infectadas com VIH.

Deficiente/inexistente articulação com outros sectores da sociedade

• É de realçar a deficiente/inexistente articulação com a Sociedade Civil, sector privado, organizações não governamentais e pessoas que vivem com VIH, na definição, implementação e avaliação dos modelos de prevenção, educação, informação, comunicação, cuidados de saúde, incluindo tratamentos e investigação.


Atenção inadequada às necessidades de saúde de grupos específicos

• Apesar de reconhecido como um problema de saúde que afecta franjas populacionais menos integradas na sociedade, isto nem sempre se tem reflectido numa abordagem concertada destas franjas populacionais que também são objecto de intervenções especiais de outras entidades do Ministério da Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário